A CASA

Até recentemente, o saber e a tecnologia artesanal eram as principais referências para a produção e trabalho. Um modo de produção que tem as mãos como principal ferramenta e a casa como espaço de trabalho.

Mas o mundo mudou… o modo de produção industrial se tornou dominante, o trabalho se fragmentou, nossas casas viraram espaços de consumo, e poucos têm a alegria de se reconhecer naquilo que fazem.

Foi nesse contexto que Rene e Vanessa imaginaram a possibilidade de construir um espaço dedicado ao resgate, registro e disseminação de saberes e tecnologias artesanais: fermentação, panificação, charcutaria, defumação, queijaria, geleias e conservas, jardinagem, marcenaria, cutelaria, trabalho em couro, horticultura, … entre outras.

Reconhecemos que o conhecimento sobre artes e tecnologias domésticas está sendo perdido e muitas atividades que outrora eram feitas de forma manual estão desaparecendo. Acreditamos que o trabalho artífice guarda o potencial de nos reconectar com as pessoas, com a natureza e com nós mesmos… de reestabelecer nossa autonomia no processo de produção e aprendizagem, e devolver a possibilidade de nos reconhecermos naquilo que fazemos.

A Direção

O mundo que vivemos e, principalmente, que nossos filhos viverão, demanda alternativas que ampliem nossa resiliência, que nos aproximem da comunidade, da terra e da natureza. Alternativas que permitam uma vida decente, abundante, mais autônoma, menos desigual, e que olhem para além do lucro como o único sentido de produção.

Os limites e referências da produção artífice apontam a direção. A razão de ser dessa iniciativa é resgatar, registrar e disseminar saberes e tecnologias sobre a produção artesanal no contexto da casa.

O Plano

Construir um espaço para pesquisa e produção de cursos e conteúdo sobre saberes e tecnologias artesanais domésticas.

O Lugar

A CASA será construída na Colônia Witmarsum, no Município de Palmeira - PR. Uma área rural nos Campos Gerais a cerca de 60 km de Curitiba.

O Projeto

O projeto da CASA foi desenhado por Wilson Pinto, um dos principais arquitetos do Brasil, com reconhecimento nacional e internacional. Terá ateliê, cozinha, estúdio, área de convivialidade, e toda infra estrutura para registro e produção de conteúdo sobre produção artífice.

Equipe

Rene e Vanessa Seifert – Curadoria – Pão da Casa - @paodacasawit.
Thiago Couto – Comunicação – Caminho TV - @thiago_caminhotv.
Fercesar e Bruna – Fotógrafos – Fercesar Photo - @fercesarphotos.
Stephanie Daher – Marketing - Harmo Branding e Comunicação - @harmoconsultoria.
Eliezer Seifert - Web Design - E-Flips - @eflipsecommerce.

O Financiamento

O objetivo do curso online de panificação artesanal Pão da Casa, além de ensinar como fazer pães artesanais e encher sua casa com aroma de pão fresco, é levantar recursos para financiar o projeto de construção deste espaço de aprendizagem e produção de conteúdo sobre saberes e tecnologias artesanais. Todo recurso levantado nesse curso será investido nessa iniciativa.

Seja nosso parceiro nessa empreitada! Ajude a gente compartilhando nosso curso online com seus amigos. Faça o curso! Dê o curso de presente!

Se você tiver algum comentário, sugestão, ideia ou quer saber e contribuir mais com esse projeto, por favor escreva para: contato@opaodacasa.com.br
(Rene/Vanessa)